Ter, 11 de fevereiro de 2020, 12:42

Colégio de Aplicação tem 50 estudantes na lista de aprovados do Sisu
Trabalho conjunto envolve simulados, oficinas de redação e apoio psicológico
Whatsapp image 2020 02 07 at 4.16.10 pm

A lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgada no dia 29 de janeiro. Com saldo positivo, o Colégio de Aplicação já conta com 50 alunos aprovados em diversos cursos. O resultado é fruto de um trabalho em equipe que acontece durante o ano inteiro.

“Nos últimos dois anos reformulamos os terceiros anos para que eles ficassem tranquilos com essa questão do Enem. A partir dessa mudança muitos alunos deixaram de procurar cursinhos fora e começaram a acreditar no trabalho dos nossos professores”, informa o diretor André Oliveira.

André Oliveira, diretor do Codap

O diretor afirma que as mudanças feitas na estrutura educacional não visam apenas os números: “O orgulho da gente é saber que eles saíram daqui como bons cidadãos, conscientes daquilo que eles querem seguir”. Ao longo dos anos o Colégio de Aplicação já aprovou alunos nos cursos de Medicina, Direito e Engenharia.

Professor de Física, Nemésio Augusto confirma que, “mais que a aprovação no vestibular, a gente fica feliz com a conclusão do Ensino Médio. Ver mais um grupo de alunos que iniciaram aqui no sexto ano e que concluíram mais uma jornada, pra gente é uma grande satisfação”.

"Ver mais um grupo de alunos que iniciaram aqui no sexto ano e que concluíram mais uma jornada, pra gente é uma grande satisfação”, Nemésio Augusto, professor de Física do Codap

“Foi um ano de muita luta, estudo no Codap desde o sexto ano, aqui é a minha base, as aulas de Português e o curso de Redação com a professora Eccia Barreto foram essenciais”, relembra a aluna Laura Marcelino, aprovada no curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA).

Ecodap

Ao longo do ano, os alunos do ensino médio do Codap passaram por atividades que os ajudam a prepará-los para o Enem e que incluíram simulados, oficinas de redação e atendimento psicológico.

"Ano passado, conversamos com alunos sobre as pressões nesse período de término do terceiro ano, fizemos exercícios de preparamento e relaxamento para a prova”, conta a psicóloga Helma Cardoso.

O Colégio de Aplicação desenvolveu o Ecodap, um projeto que acontece nas duas semanas que antecedem a prova do Enem. Além de possuir uma abordagem de revisões diferenciadas, durante a realização acontecem aulas interdisciplinares, simulação de questões baseadas no exame, aulas com temas específicos e exercícios de meditação e relaxamento com os estudantes.

Aliado a isso, as psicólogas Helma Cardoso e Daniela de Melo desenvolvem juntas, um projeto que auxilia os alunos quanto à escolha profissional e preparação para o Enem com atividades específicas para os primeiros, segundos e terceiros anos. “Ano passado, conversamos com alunos sobre as pressões nesse período de término do terceiro ano, fizemos exercícios de preparamento e relaxamento para a prova”, conta Helma Cardoso.

Laura Marcelino, aprovada no curso de Comunicação Social na Uesc

A despedida

Na tarde da quinta-feira, 6, aconteceu a última aula para os alunos dos terceiros anos do Codap. Na despedida, estavam presentes alguns dos professores e parte da equipe que os acompanharam durante o tempo que passaram na escola. Emocionados, os alunos protagonizaram momentos acolhedores e de celebração. Os estudantes Ruanan Makalister, aprovado em Educação Física na Universidade Tiradentes (Unit), e João Vitor Paixão, aprovado no curso de Ciências Atuariais (UFS), estão entusiasmados com a nova fase.

Laura Marcelino, aprovada no curso de Comunicação Social (Uesc), já estava com saudade do ensino médio. “Estou triste porque é a ultima aula, vou sentir muita saudade do Codap, estou aqui desde o 6° ano”. De acordo com a estudante os professores do Colégio de Aplicação foram essenciais no processo de aprovação, “sem eles para suportar tudo isso com a gente não daria certo”, disse a futura universitária.

Rivandson Teles, bolsista Proex

Marcos Cardoso, Gabinete do Reitor